YOGA NA GRAVIDEZ E PARA O NASCIMENTO

O yoga sendo um sistema de auto-ajuda ancestral, que promove equilíbrio e bem-estar físico e mental, torna-se vital durante os períodos de transição e de incerteza, como por exemplo na gravidez. A experiência de estar grávida levará a grandes mudanças, quer ao nível físico quer ao nível emocional, e saber como usar e adaptar técnicas de yoga para respirar, mover-se e relaxar durante este periodo, irá ajudar a estabelecer fundações profundas ao longo de décadas de maternidade.

As aulas de yoga pré-natal são baseadas nos princípios fundamentais do yoga, em que através dos asanas, ou seja das posturas, desenvolvemos e aperfeiçoamos a consciência corporal como um todo, ou seja, com atitude física, mental e espiritual.

Conforme o yoga sutra 2.46, sthira sukha asanam, a postura deverá ser estável e confortável. Manter a estabilidade e a facilidade ao sentar, ao estar de pé, ao estar em 4 ou estar deitado, bem como mover-se e transitar para esses planos com facilidade e sem tensão constituem os fundamentos do yoga pré-natal. Aplicar este principio irá ajudar as mulheres a manterem o equilíbrio postural e a facilidade no movimento no dia-a-dia durante a gravidez, no parto, no nascimento e também na recuperação pós-natal; através do pranayama, que consiste na ciência da respiração, no qual através de diversas técnicas conseguimos ter um controlo da respiração e da energia, sendo especialmente benéfico na gravidez porque ajuda a reduzir os níveis de ansiedade e stress, aumenta a quantidade de oxigénio disponível através das trocas gasosas no sangue da mãe, melhorando o funcionamento de todas as células do corpo, massaja os órgãos digestivos, e cria uma ligação consciente com os bebés que estão na barriga, reforçando de forma regular os sentimentos de amor, de reconhecimento e de aceitação. Estes momentos tem efeitos positivos no sistema nervoso e no bem-estar emocional quer da mãe, quer do filho, sendo um bom apoio de transição para a parentalidade. 

A construção de uma memoria corporal e de uma interiorização das técnicas e da prática de yoga fazem-se de uma forma progressiva no decorrer das semanas, para assim ser utilizado sem dificuldade no dia-a-dia e instintivamente durante o trabalho de parto e depois.

A prática de yoga correcto durante a gravidez ajuda as mulheres a gerirem e a reduzirem os níveis de stress e com uma prática regular potencia uma transformação na resposta corporal e mental ao stress. As hormonas do stress podem ter efeitos negativos na saúde das mães e dos bebés e no bem-estar durante a gravidez, se o sistema nervoso não tiver a oportunidade de se reequilibrar. Elas direccionam o fluir do sangue para os membros em vez do sangue circular nos órgãos, como o útero, o que faz com que o stress esteja ligado com os nascimentos de baixo peso, ou seja, o bebé não é bem alimentado. Outros efeitos de períodos prolongados de stress consistem na inibição do sistema imunitário, num aumento da probabilidade de má digestão e obstipação. 

Sendo o relaxamento uma parte integral do yoga, é fundamental que esteja sempre presente na prática de yoga. As grávidas ao entrarem num estado de relaxamento profundo, vão permitir ter acesso a uma paz interior e a um acalmar institivo da agitação do dia. 

Essa paz interior vai promover nas grávidas, uma confiança e segurança, fundamental para que a experiência do parto seja positiva, tais como no período pós-natal e na maternidade.

Não se esqueça:
Dedique tempo a si.
Cuide do seu corpo, cuide dos seus pensamentos.

Namastê.

Anterior
Anterior

LIBERTEI A RIGIDEZ DO PENSAMENTO

Próximo
Próximo

ANO NOVO, PRÁTICAS NOVAS