A IMPORTÂNCIA DO SILÊNCIO

Nos tempos que correm, nunca os estímulos externos exigiram tanto da nossa atenção, desde que acordamos até que vamos dormir.

Rápidamente agarramos-nos ao telemóvel e vamos pesquisar qualquer coisa, vamos ver as mensagens, visitamos as redes sociais, na busca de algo que achamos que nos faz falta.

Quando nos deslocamos ou mesmo em casa, precisamos de algo que nos faça companhia, uma música, um podcast ou mesmo um programa de televisão. Esta procura incessante mantém-nos ausentes daquilo onde estamos e em que estamos. É quase um estarmos presentes, mas não estamos. São tantos os estímulos que se torna ruído para o nosso cérebro.

O ruído atinge o nosso ouvido e faz vibrar o osso do ouvido, que gera movimento na cóclea, e que é transformado em sinais elétricos que são enviados ao cérebro. É quase impossível para o cérebro ignorar esses sinais, mesmo durante o sono, e isso pode causar distúrbios na amígdala (onde formamos memórias e regulamos as nossas emoções) e desencadear a libertação de cortisol (a hormona do stress).

Quando o silêncio dura um pouco, o nosso córtex auditivo é capaz de relaxar e a inatividade dá ao nosso cérebro uma pausa muito necessária. De acordo com um estudo de Imke Kirste, uma bióloga regenerativa da Duke University, em 2013,  descobriu que duas horas de silêncio por dia estimulavam o desenvolvimento celular no hipocampo, a área relacionada à formação da memória.

O cérebro está constantemente ativo, mesmo em repouso, captando e dando sentido à informação. Então, quando descansamos em silêncio, damos ao nosso cérebro a oportunidade de absorver todas as informações internas e externas, dar sentido a elas e descobrir o que tudo isso significa para o indivíduo.

Em silêncio, os nossos cérebros são capazes de diminuir o stress, reabastecer a criatividade e a capacidade de concentração e processar pensamentos, emoções, memórias e ideias. Por outras palavras, o silêncio é onde todas as coisas boas estão à sua espera.

Por isso, proponho que dediquem um tempo da vossa semana à prática do silêncio através do Yoga.

Próximo
Próximo

LIBERTEI A RIGIDEZ DO PENSAMENTO